top of page

Minha Abordagem

Psicóloga Estudando

Psicologia Junguiana

A psicoterapia analítica, também conhecida como psicologia junguiana, tem como principal objetivo auxiliar o paciente rumo a sua autenticidade, resgatando a sua essência e sua singularidade. Nesta abordagem, a saúde está intimamente ligada à capacidade de ser verdadeiramente quem se é. Isso acontece por meio do autoconhecimento (saber de seus potenciais e vulnerabilidades).        

É comum os psicólogos junguianos trabalharem com técnicas que favorecem o contato com a criatividade e espontaneidade, como é o caso da arteterapia e análise de sonhos. 

Por ser uma psicologia profunda, compreende que somos orientados por motivações e padrões inconscientes. Ou seja, aspectos em nós mesmos que desconhecemos (ou porque foram reprimidos ou porque nunca tivemos a oportunidade de conhecer) influenciam a nossa vida e pode nos levar à escolhas e comportamentos que pouco entendemos e, às vezes, nos trazem ou causam sofrimento

À medida em que nos investigamos e conhecemos mais sobre esses aspectos, passamos a ter mais autonomia psicológica e emocional para lidar com os desafios da vida e com os desafios de ser si mesmo. 

Seu fundador foi o psiquiatra suíço, Carl Gustav Jung, que além da medicina e psicologia, dedicou-se também aos estudos das artes, antropologia, filosofia, religiões e mitologias.

"O sonho é uma pequena porta oculta no mais profundo e íntimo santuário da alma." (Carl Gustav Jung)

Os sonhos são mais do que meras imagens que surgem enquanto dormimos; eles são mensagens valiosas do inconsciente, que refletem nossas emoções, desejos, potenciais e fragilidades. 

Durante a terapia, trabalhamos juntas/juntos para compreender os significados únicos nos seus sonhos, conectando-os à sua história e ao seu momento de vida. Esse processo promove autoconhecimento, equilíbrio emocional, percepções mais amplas e a auxilia em sua jornada de individuação - o caminho para ser quem você realmente é. É como um gps interno que, por acessar aspectos inconscientes (aquilo que não percebemos e, por ser desconhecido, pensamos não existir), trazem informações privilegiadas acerca de si mesmo.

Análise de sonhos

Arteterapia

"Muitas vezes, as mãos sabem resolver um enigma com o qual o intelecto lutou em vão." (Carl Gustav Jung)

O trabalho com materiais expressivos em arteterapia (escrita, poesia, pintura, modelagem, bordado, entre outros) nos ajuda a entrar em contato, lidar e transformar aspectos em nós que, por estarem fora do controle da nossa vontade, assumem verdadeiro poder sobre o que sentimos, pensamos e fazemos.

Não é preciso ser artista. O objetivo não é criar "artes belas", mas usar o processo criativo para acessar e trabalhar sentimentos, pensamentos e conflitos internos de forma leve e espontânea, mesmo quando as palavras faltam. Então, quando for propício, você será estimulada/estimulado a se aventurar por essas técnicas. 

“O corpo é nosso inconsciente visível.” (Wilhem Reich) 

Para compreender o fenômeno humano é necessária uma abordagem multidimensional, que inclua os componentes neurobiológicos como aspectos da psique.
Corpo e psique são uma coisa só. As marcas emocionais e as marcas das experiências que vivemos  ficam registradas na fisiologia.  Por isso, uma profunda consciência do corpo
é incentivada durante os atendimentos. 

À medida em que nos escutamos de maneira curiosa, gentil e compassiva, pausando para sentir tudo o que se move da pele para dentro, entregamos as condições necessárias para a transformação de nossos traumas e feridas emocionais.  

Mais do que treinos atencionais para o manejo das emoções, a terapia somática recursa o poder de estar profundamente conectada/conectado consigo mesmo.

Terapia Somática

Psicóloga Guillian Verde

CRP: 06/121157

(11) 96861.8756

bottom of page