Será que terapia é para mim?
- Psicóloga Guillian
- 15 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de dez. de 2025
Você está sofrendo por algo?
Quer aprender a manejar as suas emoções?
Quer sair do automatismo?
Tem estado ansiosa ou ansioso?
Nada tem feito sentido?
Deseja estabelecer relacionamentos mais saudáveis?
Você se interessa por si mesmo?

Podem ser vários os motivos que nos levam à psicoterapia, geralmente orientados por um desejo de mudança.
As emoções e nossos sentimentos são bússolas internas que nos apontam para algo que precisa ser escutado. Podemos nos sentir perdidos, desesperados, amedrontados, ansiosos ou deprimidos, e esses estados são como "vozes sem palavras" que sussurram ou gritam por um pedido de mudança. Mas qual mudança?
Isso só descobrimos quando aceitamos o chamado para aventura e a psicoterapia pode ser um caminho.
A psicoterapia é um processo investigativo que visa construir um maior conhecimento acerca de si mesmo. Quando conhecemos os pontos vulneráveis e os pontos fortes da nossa personalidade manejamos melhor as situações, os relacionamentos e as nossas escolhas.
É um espaço para a transformação. Durante o processo terapêutico vamos adquirindo maiores habilidades emocionais e repertórios comportamentais para lidar com: ciúme, insegurança, alguma perda significativa, desinteresse, procrastinação, atitudes impulsivas, sensação de dependência nas relações, estresse, assim como com sintomas depressivos e ansiosos. Com isso vamos desenvolvendo: senso de confiança, auto estima, assertividade nas relações, segurança para fazer escolhas, se proteger e para enfrentar os desafios da vida.
Através da psicoeducação passamos a reconhecer os nossos padrões emocionais, cognitivos (pensamentos) e comportamentais, assim, aprendemos a manejar melhor o nosso mundo interno e, consequentemente a nossa vida.
É uma ginástica emocional, em que nos tornamos mais habilidosos no manejo emocional e, isso muda a nossa forma como nos relacionamos conosco e com o mundo em geral.
É uma grande aventura, em que não saímos igual a quando entramos!
Carl Sagan, um grande divulgador científico, lá pelas tantas falou que “somos uma maneira do cosmos conhecer a si mesmo”. A psicoterapia é uma ferramenta para refinar o conhecedor.
E você, também deseja iniciar essa grande aventura?


